Compreendendo a importância de detalhar cada documento para facilitar a localização pelos contribuintes, RELACIONAMOS os documentos necessários para uma regular declaração do Imposto de Rendas:
CPF (Cadastro de Pessoa Física)
Título de eleitor
Informações bancárias: Agência, número da conta corrente ou poupança para depósito da restituição.
Declaração de Imposto de Renda do ano anterior: Pode ser obtido com a senha do gov.br .
Informe de Rendimentos fornecido pela empregadora: Documento entregue pela empresa onde trabalha, geralmente disponível no início do ano para a declaração do IR.
Comprovantes de outras rendas: Extratos ou documentos que comprovem recebimento de aluguéis, pensões, aposentadoria etc. Para aposentadorias e pensões, o INSS disponibiliza o extrato de pagamento online no portal meuinss.gov.
Livro Caixa: Registro das receitas e despesas da atividade autônoma.
RPA (Recibo de Pagamento Autônomo): Documento que comprova o pagamento a profissionais autônomos.
DARFs de Carnê-Leão: Comprovantes de pagamento do imposto mensal obrigatório para quem recebe rendimentos de pessoas físicas.
Informes de Rendimentos Financeiros: Fornecidos por instituições financeiras, detalham os rendimentos de investimentos.
Nota de Corretagem: Documento emitido por corretoras que detalha operações na bolsa de valores, incluindo compra e venda de ações.
Comprovantes de despesas médicas e com educação: Notas fiscais ou recibos que comprovem gastos com saúde e educação.
Comprovantes de contribuição para previdência oficial ou privada: Extratos fornecidos pelo INSS ou pela entidade de previdência privada.
Comprovantes de doações incentivadas: Recibos emitidos pelas entidades beneficiadas, com indicação do benefício fiscal.
Documentos de compra e venda de imóveis e veículos: Contratos, escrituras de compra e venda, notas fiscais ou recibos de venda ou compra de veículos.
Extratos bancários e de aplicações financeiras: Extrato fornecido pelo Banco específico para Imposto de Rendas.
Contratos sociais de participação em empresas: Documento que registra a participação societária, disponível na Junta Comercial ou no próprio arquivo da empresa.
Comprovantes de dívidas e ônus reais: Contratos de empréstimos, financiamentos ou qualquer outra dívida assumida no período entre 01 de janeiro à 31 de dezembro de 2023.
Dados e senha do gov.br ou do meuinss.gov.
Dezena e Buffo Sociedade de Advogados - Advocacia comprometida com a justiça social e a defesa dos direitos dos autistas.
Whatsapp: wa.me/5519999773452
Telefone: 19 3633-3452
E-mail: atendimento@dezenaebuffo.adv.br
Comments